terça-feira, 16 de junho de 2009

Quarta oficina e quinta oficinas

Quarta oficina
TP4 – Tema: leitura, escrita e cultura

Objetivos:
1- refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
2- relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
3- produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a
regional e a nacional.
4- reconhecer texto e leitor como criadores de significados;
5- relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
6- conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.


1. Ler os textos sobre as práticas de leitura de Patativa do Assaré e Paulo Freire (p.18 e 19 da TP4).
a) Introduzir a unidade explorando os conhecimentos da turma sobre a biografia desses dois autores.
b) Em seguida, explorar oralmente as questões da p.20.

2. Fazer a leitura do texto “Ticionário Pomerano”
a) propor à turma a realização da questão “g” atividade 11, em grupos, por séries.
b) Finalizar a aula, realizando uma revisão por meio da atividade 13,também em grupos.

3. Discutir o valor do conhecimento prévio na leitura por meio da atividade 15, p.93 e 16 (questões A a G).

a) Em seguida, fazer a leitura do texto “Nossas cidades” (p.76 da TP4)
b) Responder por escritos às questões propostas na atividade 6, tentando avaliar
como essa atividade poderia ser aplicada em uma situação real de sala de aula.




PROGRAMAÇÃO
Oficina 5

1- Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
2- Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
3- Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.
4- Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
5- Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da
escrita como processo;
6- Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no
planejamento e na avaliação de atividades de escrita.



1. Apresentação do texto “Este Admirável Mundo Louco”(TP4 p.118) (1 hora)

a) A atividade 2, p. 117, para explorar a função da pergunta no desenvolvimento de estratégias de compreensão leitora.
b) Ler o texto com o grupo e identificar se as hipóteses sobre o texto se
confirmaram após a leitura. Fazer oralmente a atividade 3, pp. 119 e 120.
c) Ler o poema “Vou-me embora pra Pasárgada” de Manuel Bandeira
d) Os cursistas receberão uma tela para pintar/desenhar a cidade de sua memória, fictícia ou não ou de seus sonhos (sua cidade ideal). (1 hora)

2. Ler o texto “A expansão da pobreza nas cidades”. P. 136 (45 min)
a) Em grupos, com base na leitura do texto, elaborar perguntas para orientar o leitor
a compreender o texto, conforme sugerido na atividade 4, pp. 120 e 121.
b) Socializar as perguntas elaboradas ressaltando a importância das diferentes
posturas com relação às respostas.

Perguntas
 A-claras apresentadas no texto- diretas
 B- que exigem do leitor uma busca mais cuidadosa- inferências
 C- resposta pessoal , baseada em valores e percepção do mundo
 D- gosto pessoal, preferências e aversões.
 E- Intertextualidade

2. Ler o texto “Minhas Não-Férias” (material de apoio).
a) Em seguida, propor que, em duplas, com base na leitura do texto, reflitam sobre as questões propostas nas letras “d” e “e” da p. 164.